Importante: Informamos que a Samerica Trade não possui nenhum tipo de vínculo com os Correios. Esse artigo tem por propósito apenas mostrar algumas alternativas para quem precisa operar no comércio exterior.

Quaisquer dúvidas além, pode ir direto no site oficial dos Correios.

_____________________________________________________

Você que esteve por aqui na semana passada, viu que falamos de importação via Correios,portanto, nada mais lógico que hoje abordamos a exportação via Correios.

O Governo Federal, em meados de 2017, com intuito de estimular o comércio exterior, decidiu criar a plataforma online Exporta Fácil, diretamente no site dos Correios e interligada diretamente ao SISCOMEX. Assim, o exportador já acostumado com as operações, não vai sentir dificuldade para se adaptar, bem como o iniciante irá conseguir se virar muito facilmente, mesmo que seja sua primeira venda internacional.

A ideia é fomentar principalmente o ingresso de micro e pequenas empresas no mercado internacional, reduzindo os custos de envio e as burocracias, diminuindo algumas etapas e também dispensando algumas documentações para que o tempo do processo seja menor e o custo reduzido, afim de que o produtor possa ter maior competitividade ao ingressar nos novos mercados.

Para isso, o exportador que usar o Exporta Fácil, precisa apenas da DU-E e para facilitar, já temos dois artigos aqui no blog que explicam bem esse processo, para conferir, clique aqui e aqui também.

Outra facilidade implementada pelos Correios, é o chamado “single window”, que nada mais é do que concentrar toda a interface em uma única janela do site, de forma bem intuitiva e clara para que o usuário possa fazer todo o processo de forma ágil. Por estar integrado ao Siscomex, isso traz total transparência e segurança para o decorrer dos trâmites. Todas as etapas são feitas online, o que traz rapidez ao processo, até porque tempo é uns dos ativos mais valiosos de um empresário.

Vale ressaltar que este serviço está disponível para mais de 215 países, ou seja, não tem fronteiras para você vender seus produtos internacionalmente.

Para começar usar o Exporta Fácil é muito simples, basta acessar o portal dos Correios e cadastrar sua empresa devidamente. Caso queira experimentar, eles disponibilizam uma área para que você execute uma simulação, se quiser testar é só clicar aqui, isso vai te dar uma ideia de preços, taxas e prazos e também um gostinho de como é usar a plataforma em definitivo.

Os Correios também dispõe de modalidades para o despacho das suas mercadorias, como o Sedex Mundi, que garante ao exportador que a entrega vai chegar no prazo e possui rastreamento completo. Tem também EMS – Mercadoria Expressa, que também possui rastreamento e prioridade de entrega, tem a Mercadoria Econômica, para quem está buscando diminuir ao máximo os custos, e outros tipos de remessa que atendem diferentes necessidades. A entrega no destino final pode ser feita em domicílio ou pode ser retirada na unidade postal local, tudo vai depender de quantos custos você deseja mitigar.

Outro ponto que influencia diretamente nos valores e taxas está relacionado ao peso, por isso o indicado para começar, caso nunca tenha feito transações internacionais, é enviar produtos pequenos e leves, como por exemplos ilustrações, que é algo muito comercializado internacionalmente.

No mais, tudo que você precisa saber para começar a Exportar Via Correios, já está lá na plataforma, então se você quer começar a se aventurar no comércio exterior, ou busca uma alternativa menos burocrática e de menor custo, essa é uma ótima opção.

É importante informar que apesar de todas essas facilidades, a exportação via Correios possui um limite do valor a ser exportado que vai de US$ 1000 até US$ 20000 variando de acordo com a modalidade de despacho que você escolha.

E para entender mais sobre o assunto, conte com a nossa assessoria profissional.