Crise logística, entenda o problema dos fretes altos

Crise logística, contorne os problemas com frete alto

 

A pandemia de fato chegou e mudou o mundo em vários aspectos, e por mais que a vacinação em massa tenha controlado o avanço dos vírus, os impactos que o lockdown causou na supply chain mundial parece que não passarão tão cedo.

A crise dos contêineres que já falamos por aqui, aliado aos confrontos entre Russia e Ucrânia e outros acontecimentos, tem feito a logística do comércio exterior estar em um completo caos.

Portanto, hoje vamos entender um pouco quais são as causas disso, quais as projeções para os próximos meses e também como fazer para que a logística da sua empresa sofra menos com esses impactos da crise logística.

Boa leitura.

Crise logística veio pelo mar

Um dos primeiros sintomas de crise que veio com a pandemia foi o fechamento dos portos mundo afora, e mesmo os que não fecharam completamente, cortaram e muito a mão de obra.

Isso representou atrasos enormes na entrega de mercadorias, pois navios ficaram em quarentena por até duas semanas antes de conseguirem desembarcar, aumentando a filas e começando a causar o fenômeno de cargas paradas nos portos.

É fato que o comércio exterior foi um dos setores que retomaram rápido as atividades em meio ao período pandêmico, só que, se depararam com esse gargalo que foi formado pelos atrasos e aí tivemos a crise de contêineres e os preços de frete disparando.

Container de menos, frete de mais

Para se ter uma ideia de valores, antes da pandemia um contêiner de frutas saindo do Brasil para os Estados Unidos ficava em torno de 4 mil dólares, e hoje, esse valor é de 11 mil dólares.

Se colocar então a alta do câmbio da moeda, fica realmente muito pesaroso para o exportador embarcar sua carga, e isso parece longe de acabar.

Quando víamos um horizonte para essa crise de contêineres, estouraram os conflitos no leste europeu, e sabemos que a Rússia é um grande player no comércio exterior, então isso impactou e muito o abastecimento de países.

Ou seja, faltam contêineres, a mão de obra está sobrecarregada, as rotas estão perigosas e os preços altos. Esse coquetel todo forma justamente a crise logística que estamos enfrentando.

O lado positivo, se é que podemos chamar assim, é que está complicado para todo mundo, afinal, se não tem contêiner para ir, não tem para voltar, então de um jeito ou de outro as coisas se equilibram.

Como contornar a crise logística

Nós que estamos há muito tempo atuando no comércio exterior, sabemos bem da volatilidade desse mercado, e como as crises fazem parte do ofício.

Quem depende do comércio exterior para ter receita robusta na sua empresa, sabe que com ou sem crise as negociações tem que continuar, mas para navegar em mar turbulento é preciso bons marinheiros.

Por isso que aqui na Samerica Trade, nossos profissionais tem muita experiência atuando no mercado internacional nas mais variadas situações, e estamos sempre nos reinventando para trazer soluções.

O exportador de frutas que mencionamos acima, pode por exemplo aproveitar a nossa iniciativa Get Best From Brazil e conseguir exportar com muito mais agilidade e otimizando os custos.

Inclusive, estamos neste momento presentes na Anufood Índia, uma das feiras internacionais de alimentos e bebidas mais prestigiadas do mundo.

A sua marca pode estar com a gente nas próximas, então fale com nossos profissionais e entenda como o Get The Best from Brazil da Samerica coloca sua marca no mundo, mesmo em meio a crises.

Últimas Postagens:

Precisa de ajuda?