Conheça a Duimp, o que é e qual sua importância para o comex

Se você opera no comércio exterior, especialmente na área de importação, vai gostar de saber dessa novidade, o catálogo DUIMP vem para ajudar o importador e de certa forma também o exportador.

Por ser um novo módulo do Portal Único do SISCOMEX a ideia da DUIMP e ser mais um passo rumo à digitalização dos processos de comércio internacional, que é um deficiência que o Brasil ainda tem e muito.

Portanto, vem com a gente entender tudo sobre o catálogo Duimp, como funciona, sua importância para todo o setor de comércio exterior brasileiro.

Boa leitura.

O que é DUE e DUIMP?

DU-E é a sigla para Documento Único de Exportação e basicamente ele reúne todas as informações pertinentes de um processo de exportação, tudo preenchido de forma 100% eletrônica.

A ideia é juntar em um único preenchimento tudo que envolve os processos de uma exportação, como as informações financeiras, comerciais, tributárias, fiscais, logísticas  e administrativas.

Outra vantagem da DU-E é que ela agiliza e muito os processos, pois desburocratiza a situação.

Essa alternativa está em vigência desde 2017 quando foi criada pelo próprio Governo Federal que visava aumentar as exportações e equilibrar a balança comercial.

A ideia agora é com a implementação da DUIMP, essas mesmas vantagens também cheguem a importação, unificando em um único documento todos os processos para importar.

Conheça a Duimp, o que é e qual sua importância para o comex

Qual a função da DUIMP?

Como explicamos, o objetivo da criação da DUIMP ou Declaração Única de Importação, é que haja um aumento da participação das empresas brasileiras no comércio internacional, simplificando os processos que antes eram burocráticos.

O documento foi lançado em 2018, um ano depois do DU-E, porém começou como um projeto piloto para fins de teste, então apenas empresas certificadas OEA (Operador Econômico Autorizado), mas a partir deste ano, o objetivo é que todas as empresas que importam possam utilizá-lo.

A DUIMP na prática

O projeto piloto da DUIMP que está rodando desde 2018 já nos mostrou que realmente este novo advento tem tudo para melhorar as importações brasileiras.

A perspectiva do Governo Federal é que diminuirá o tempo da importação em 38%, segundo dados divulgados pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

Logo de cara a DUIMP vai substituir a DI e DSI que são respectivamente a Declaração de Importação e Declaração Simplificada de Importação, dentro do SISCOMEX.

Quando começa a DUIMP?

Após os testes com as empresas integrantes da OEA, agora o documento estará disponível para as demais empresas, porém de forma gradual, bem como foi a DU-E na época da sua implementação.

A Receita Federal ainda não divulgou o calendário oficial, mas a expectativa é que nos próximos meses já comece a ser liberado, então é importante que você fique ligado.

Agilize sua importação com a Samerica Trade

Com o sem DUIMP, saiba que sua importação pode levar bem menos tempo desde que você faça todos os processos de forma bastante assertiva.

Os profissionais de comércio exterior da Samerica Trade têm ampla experiência em importações de vários tipos de produtos com vários países, portanto, somos a parceria perfeita para agilizar seus processos.

Conheça nossos serviços e entenda como podemos facilitar suas importações.

Para exportar com menos custos, você precisa conhecer o Get The Best From Brazil.

 

Últimas Postagens:

Precisa de ajuda?