Novidades da DUIMP em 2022

Conheça as Novidades da DUIMP em 2022 para sua empresa

 

Estamos na expectativa da implementação da DUIMP, e para fazer esse “aquecimento” já publicamos dois conteúdos explicando um pouco sobre essa modalidade que vem para simplificar as importações.

Nós ainda estamos de olho em todas as novidades para poder trazer para você o que há de novo com relação a implementação da DUIMP, e no artigo de hoje, vamos atualizar tudo que sabemos até agora sobre o assunto.

Fique ligado nas nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade sobre esses e outros assuntos sobre comércio exterior.

Então, vamos ver a quantas anda a implementação da DUIMP e como organizar sua empresa para aproveitar essa modalidade.

Boa leitura.

duimp declaracao importacao

DUIMP para importadores não-OEA

Para as empresas integrantes do programa de Operadores Econômicos Autorizados, as populares OEA, a DUIMP não é nenhuma novidade, já que em 2018 eles foram os escolhidos para serem as instituições que testaram esse processo.

Então, o que aguardamos agora é essa liberação para empresas não OEA, e mesmo que você pense em se tornar certificado no programa, saiba que pode ser mais vantajoso aguardar a liberação da DUIMP.

Aos poucos a DUIMP está sendo liberada para outras empresas não-OEA, que deverão seguir todos os pré-requisitos que as OEA já seguiam, portanto, ainda é uma modalidade de importação que não é de tão fácil acesso assim.

Como elaborar9 passos para começar a importar os seus produtosTire suas dúvidas sobre o SISCOSERVPor que é importante ter presença na Internet? DUIMP?

Uma das coisas que permitiu que a DUIMP se tornasse uma realidade para as operações de comércio exterior, no caso a importação, foi o fato da digitalização dos processos por meio do portal SISCOMEX.

Para usar o Siscomex para operar com a DUIMP, é preciso ter um catálogo de produtos DUIMP que já falamos em outro artigo, podemos recapitular algumas informações para um cadastro adequado no portal.

As informações necessárias são:

  • CPF/CNPJ raiz da empresa responsável;
  • País;
  • Número de identificação (TIN);
  • Nome;
  • E-mail;
  • Código Interno;
  • Código Postal;
  • Logradouro;
  • Cidade;
  • Subdivisão (Estado, Província);
  • Identificação Adicional – Nome;
  • Identificação Adicional – Agência emissora;

Sobre o catálogo de produtos especificamente, é necessário cadastrar todas as mercadorias que farão parte do seu processo de importação, bem como o módulo de pagamento centralizado do comércio exterior.

Etapas concluídas, já será possível preencher a sua Declaração Única de Importação, a popular DUIMP.

 

A importância da DUIMP no Novo Processo de Importação

O portal SISCOMEX já foi um grande avanço para a digitalização e desburocratização dos processos de comércio exterior brasileiro, e após a pandemia, esse avanço foi ainda mais acelerado.

A implementação da DUIMP será mais um passo importante rumo à simplificação dos processos, o que vai permitir que novos acordos sejam feitos entre os países.

A expectativa do Governo é que a DUIMP traga cerca de 23 bilhões de dólares ao PIB nacional até o ano de 2030.

Importação é na Samerica Trade

Com ou sem DUIMP, a Samerica tem profissionais do comércio exterior que vão facilitar e muito os processo de importação e exportação da sua empresa.

Conhecemos o caminho das pedras para fazer a internacionalização da sua marca de maneira eficiente e que caiba no seu orçamento.

Clique aqui e conheça nossos serviços de assessoria em importação.

Últimas Postagens:

Precisa de ajuda?