Talvez você esteja imaginando que aquele produto que você comprou num site chinês e chegou pelos correios, é importação. Na realidade é, e não é ao mesmo tempo. De forma bem pragmática, se está comprando do exterior é uma importação, porém, raramente incide sobre essas transações as taxações tradicionais, por serem feitas por pessoas físicas e com valores muito baixos.

E o que iremos abordar hoje, trata-se de importar através dos Correios utilizando a plataforma que a empresa disponibiliza.

Esse formato é interessante por alguns motivos, primeiro é que o sistema está todo disponível no site dos Correios, com um passo a passo bem detalhado na área “Minhas Importações”. Segunda vantagem é que a plataforma está completamente interligada com a Receita Federal, o que por si só já agiliza o processo e facilita o pagamento de tributos e taxas pertinentes.

Lembrando que esse tipo de importação tem um limitador, que atualmente é de 3 mil dólares por transação, tanto para pessoa física, quanto jurídica, o que não permite que você importe um volume astronômico, mas pode muito bem servir ao propósito de experimentação, para que você traga alguns produtos que pretende testar a demanda e a viabilidade do negócio, para depois partir para importação via contêiner por exemplo, comprando volumes maiores.

Quanto aos impostos, apenas o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e o II (Imposto de importação) incidem sobre essa transação. Já abordamos detalhes dessas tributações antes,portanto aqui, queremos apenas ressaltar que a plataforma dos Correios é interligada com a Receita Federal, o que permite que você faça o pagamento dessas taxas totalmente online para obter a liberação do seu produto. Antes, o procedimento era ir na agência física para fazer esse desembaraço, mas com a implementação do sistema em 2017, a agilidade do mundo digital veio para facilitar um pouco o processo.

Outro ponto favorável da importação via Correios é que pelo sistema você pode pedir a revisão do tributo relacionado ao Imposto de Importação, caso entenda que haja uma cobrança indevida ou a taxa está muito acima do normal. Tudo online e rápido para que em caso de taxação indevida, você não seja onerado. Também está disponível na plataforma, o artifício de recusa postal, caso você tenha desistido da encomenda por qualquer motivo, ela será cancelada, mesmo que já esteja em solo brasileiro. Importante bater nessa tecla novamente, isso tudo online via sistema dos Correios.

É muito mais praticidade para a vida do importador.

Os Correios possuem também o Importa Fácil, que divide opiniões entre os importadores, mas falaremos melhor num outro artigo sobre esse sistema.

Em suma, importação via correios é uma saída interessante para quem quer começar a importar, porém o limite é relativamente baixo para sustentar um negócio ativo, mas atende bem como mencionamos, um caráter de testes. Nós aqui da Samerica Trade, enquanto profissionais de comércio exterior, estimulamos muito que mais empresas ingressem nesse mercado para que ele se torne cada vez mais pujante e receba ainda mais incentivos fiscais para seu crescimento e maior infraestrutura tecnológica para os processos ficarem mais ágeis.

Você pode sempre tirar mais dúvidas diretamente com a nossa assessoria.

WhatsApp chat