Na semana passada falamos um pouco sobre o que já sabemos sobre a implementação da DUIMP no sistema de comércio exterior brasileiro, então, enquanto aguardamos o seu início em definitivo no nosso cotidiano, hoje resolvemos falar um pouco sobre das expectativas e oportunidades que podemos esperar num futuro próximo.

Boa leitura.

 

Economia de tempo e dinheiro

No comércio exterior, tempo é um ativo vital para a rentabilidade das operações e a diferença de um dia no desembarque de uma carga, pode representar um prejuízo grande.

E isso é o que mais tem animado os profissionais de comércio exterior com relação a DUIMP, pois esse processo concentrado em um único portal, vai diminuir o tempo de uma importação de 17 para 10 dias, que segundo os especialistas da Receita Federal, pode representar uma economia de mais de duas dezenas de bilhão, comparando com os anos anteriores.

Essa economia é relacionada primeiramente as burocracias atuais que deixar o processo de importação lento, na pratica, espera-se que essa redução de dias para conclusão de uma importação, represente uma turbinada nas produções internas, fazendo a economia girar mais rapidamente e ainda vai estimular novas empresas a entrarem para o comércio exterior.

Deus ajuda quem cedo madruga

A DUIMP vai vir para realmente ser a mão na roda na vida do importador, porém se você está aguardando a liberação da mesma para ingressar no comércio exterior, podemos te dizer com tranquilidade que está perdendo um tempo precioso.

Nas expectativas mais otimistas, acredita-se que no primeiro semestre de 2021, veremos a liberação da DUIMP para que empresas além as integrantes OEA possam utilizar, porém para a empresa se beneficiar do processo, terá de estar completamente regularizada.

Ou seja, habilitação no RADAR, cadastro no Siscomex e outras documentações deverão estar em dia, e esses processos ainda são os mesmos. Portanto se você está esperando a DUIMP para finalmente colocar sua empresa no mundo da importação, vai acabar ficando para trás.

A nossa sugestão é que desde já você corra atrás da documentação necessária para regularizar a sua empresa junto aos órgãos anuentes, para que esteja apta a importar ou exportar o quanto antes, para quando a DUIMP for finalmente implementada, você possa sair na frente e aproveitar os benefícios da importação com menos burocracias.

E já que estamos falando de economizar tempo e dinheiro, o auxílio de um profissional de comércio exterior é fundamental para fazer essa adequação da sua empresa.

Agora mais do que nunca é sua chance de aproveitar toda a expertise da Samerica Trade para importar e exportar com maior assertividade e lucratividade, tendo acesso ao nosso networking internacional para encontrar parceiros ideais fora do país.

Até o dia 15/12/2020 estamos com uma promoção de Black Friday imperdível com até 15% de descontos nos nossos principais planos, corra para aproveitar.

Espere pela DUIMP criando relacionamento no exterior e conte com a Samerica Trade para isso.