A declaração única de importação ou DUIMP chegou em 2018 como uma luz na vida do importador ou de quem deseja importar, pois promete desburocratizar bastante o processo.

A implementação tem sido bem gradativa e aos poucos temos acompanhado as atualizações no Portal SISCOMEX, com a finalidade de aprimorar ainda mais o processo.

No artigo de hoje, vamos trazer um pouco do que sabemos até então sobre a DUIMP.

Boa leitura.

Acelerando e facilitando

Há um tempo, publicamos um artigo sobre a DUIMP logo após o anúncio, no entanto, há época sabíamos bem pouco sobre como iria funcionar. De lá para cá, muita coisa já avançou.

Já era esperado que essa implementação seria gradual, e os órgãos competentes tem trabalhado incessantemente para analisar os resultados das empresas pilotos e refinar o processo para liberar as demais empresas.

As primeiras empresas a registrarem a DUIMP no Siscomex, foram a Embraer e a 3M do Brasil, que logo no lançamento da DUIMP em 2018 iniciaram no processo por serem empresas OEA, como já explicamos por aqui também, mas em resumo, são empresas consolidadas, devidamente credenciadas e com estrutura suficiente para operar no comércio exterior de forma contínua, por isso são os melhores candidatos para por em prática e comprovar a eficiência de um procedimento digital que é a DUIMP.

Na prática, a DUIMP funciona como uma forma de concentrar vários procedimentos e documentações pertinentes a importação, em um único portal, via SISCOMEX. Com isso, espera-se uma redução de 17 para 10 dias para liberação de um processo de importação, o que em números, representa um lucro gigantesco para empresas, pois elimina custos de armazenagem e cria um fluxo de entrada de novos insumos bem mais ágil, favorecendo o comércio e produção local.

Quando começa?

A expectativa da Receita Federal, é que já no início de 2021, as demais empresas além das OEA possam fazer uso da DUIMP em seus processos de importação. Até lá, alguns procedimentos já vem sendo integrados e disponibilizados, e no próprio portal do Siscomex é possível consultar as previsões de implementação.

Isso é uma notícia muito animadora, principalmente vindo de um ano de 2020 de incertezas, ter esse alento aguardando o importador em 2020, pode ser um grande motivador.

A DUIMP vem para facilitar a vida de quem quer ingressar no comércio exterior, pois elimina burocracias e é bem mais assertiva, o que não quer dizer que é  fácil, ainda é preciso ter a mesma cautela e atenção as documentações.

Por isso que estamos aqui, pronto para assessora-los durante todo o processo de importação.

E nesse mês de novembro, a Samerica Trade está com condições especiais de Black Friday, clique aqui e confira, e conte conosco para colocar Sua Visão No Exterior.