Na semana passada trouxemos os 10 possíveis destino para você considerar como compradores, e hoje vamos saber quem são nossos melhores clientes.

Acompanhe agora o ranking de 2019 com 10 países que mais contribuíram positivamente para nossa balança comercial.

Segue o top 10:

1º – China

2º – Estados Unidos

3º – Argentina

4º – Holanda

5º – Chile

6º – Alemanha

7º – Espanha

8º – México

9º – Japão

10º – Índia

Quem viu a lista da semana passada, com os maiores exportadores, nota que o primeiro e segundo lugar coincidem em ambas as listas. China e Estados Unidos estão muito consolidados e muito à frente dos demais no quesito comércio exterior.

Essa liderança só reforça a importância das relações diplomáticas entre os países, e porque a tal guerra comercial ainda representa um alerta a todo o mundo.

Voltando ao ponto do ranking, se na semana anterior a ideia era de mostrar opções de compra, aqui, queremos trazer opções de venda.

Como podem ver, apesar de EUA e China reinarem absoluto, logo atrás vem nossos vizinhos, a Argentina. Aqui, temos de cara uma vantagem geográfica, pois o país faz fronteira com o nosso, permitindo até que se utilize o modal de transporte rodoviário, o que representa uma diminuição nos custos, visto que é muito mais em conta do que mandar um contêiner para China ou EUA.

Na mesma linha, temos o Chile já em quinto lugar, esse por sua vez não faz fronteira conosco, porém ainda está bem próximo.

Outro ponto forte também, é que são países integrantes do Mercosul, o que por si só já estreita as relações facilitando o surgimento de novos negócios.

Nas próximas semanas, iremos entrar nesse ranking abordando país a país, para entendermos quais oportunidades e quais riscos cada um oferece para novos exportadores. Já fizemos um falando sobre o Uruguai, e na próxima semana começaremos falando da Índia, nosso colega no BRICS.

Contudo, essa lista é apenas para que possamos ter um norte e entender quais países estão mais aquecidos no comércio exterior, isso não implica que não se possa fazer negócios com federações fora dessa lista, o próprio mundo árabe é muito forte e nem aparece ali. É apenas uma forma de enxergarmos os líderes e entender um pouco mais sobre eles. A nosso propósito aqui, é te educar sobre o comércio exterior como um todo para que você possa adentrar esse mundo sem estar no escuro. Deixe a Samerica Trade ser a luz nesse caminho do comex.