Na semana passada falamos que uma boa forma de viabilizar a exportação para pequenos negócios era através de financiamento, hoje vamos apresentar mais um opção, o consorcio exportação.

Viabilizando a Exportação: Consórcios

Na semana passada falamos que uma boa forma de viabilizar a exportação para pequenos negócios era através de financiamento, hoje vamos apresentar mais um opção, o consorcio exportação.
Viabilizando a Exportação: Consórcios.

Temos um conteúdo aqui no blog que se aprofunda mais na questão, mas hoje vamos mostrar algumas possibilidades de levar sua marca para o mundo utilizando o consorcio exportação como alavanca.

Boa leitura.

Incentivos e Projetos

O consórcio exportação nada mais é do que um agrupamento de pequenas empresas de um mesmo segmento, em muitos casos até concorrentes no mercado interno nacional, que se juntam para exportar um mesmo insumo e obter um lucro no mercado internacional. Normalmente são produtores de setor agro pois tem alta demanda fora do país, porém o setor do mercado da saudade tem crescido bastante.

Essa pratica é muito comum na Europa. Na Itália, por exemplo, é comum que vários pequenos produtores de vinho se juntem para exportar o produto para o mundo todo.

Por conta da otimização logística, normalmente os consórcios são compostos por empresas que estão geograficamente próximas e tenham capacidade de juntas cooperarem para a produção de um alto volume, facilitando também as questões de documentação, pois normalmente estão sob a mesma legislação do Estado ou município em que se encontram.

No Brasil, a prática ainda está bem tímida, muito por conta de alguns desafios que notamos no relacionamento entre as empresas. Por se tratarem de negócios complementares ou concorrentes, há um grande receio em trocar informações necessárias para viabilizar o projeto.

Alguns pré-requisitos são fundamentais para que um consórcio exportação funcione de maneira adequada:

  • Cooperação
  • Comprometimento
  • Investimento

A colaboração entre os participantes tem que ser total, inclusive dividindo informações sensíveis de faturamento e volume de produção, pois tudo isso vai ser considerado no planejamento, para formular o preço final do produto.

Comprometimento com os prazos, pois independentemente de serem várias empresas, o cliente final não tem ideia disso e quer receber a mercadoria no tempo combinado. Por isso é importante que todos estejam engajados para fazer o processo transcorrer dentro do tempo, pois em caso de atrasos, não adianta jogar a culpa de um para o outro.

Por fim, investimento é fundamental para acelerar a produção, melhorar o produto e diminuir custos para chegar no mercado exterior com um preço bem mais competitivo.

Como todos esses pontos considerados, podemos dizer que o consórcio exportação é uma boa forma de colocar seu produto no mundo.

 

Assessoria especializada em exportação

A Samerica Trade, ao longo dos anos trabalhando com comércio exterior, desenvolveu um networking gigantesco, o que nos permite oferecer uma assessoria completar para pequenos produtores exportares seus produtos, inclusive através de consórcios e cooperativas.

Contudo, decidimos ir além, e unimos nossa expertise com a de outros profissionais para proporcionar uma terceira via para o pequeno produtor, além do financiamento e do consorcio.

Ainda estamos dando os últimos retorque para lançar este produto, mas de antemão queremos dizer que estamos felizes com o que temos até agora, e em breve você saberá mais notícias.

Para não perder nada, se inscreva na nossa newsletter semanal e descubra a nova forma de viabilizar a exportação para seus produtos.

 

Abrir o chat
Precisa de ajuda?