Aqui no blog já falamos sobre as várias formas de ingressar no comércio exterior, quais a documentações necessárias e os cuidados a se considerar.

Hoje é dia de falar sobre um agente fundamental para as grandes negociações internacionais, o Trader.

Engana-se quem acha que o trader é apenas um despachante aduaneiro, encarregado de resolver burocracias legais, a função é muito maior que isso. Claro que o conhecimento das regras e documentações é fundamental, é como um advogado que precisa conhecer as leis. E assim como um advogado, o trader também é o responsável por negociar as melhores situações para um cliente.

Além da expertise com os trâmites legais, o profissional de comércio exterior deve dispor de um bom conhecimento da cultura do país com o qual sua empresa está em negociação. Aqui mesmo falamos um pouco sobre as peculiaridades dos costumes da China, e entende-los e respeita-los é um grande passo no sentido de um bom negócio.

Nem precisamos salientar a necessidade de falar outras línguas, que isso é óbvio. Não necessariamente precisa ser fluente em mandarim ou árabe, mas o domínio do inglês é o predicado fundamental para um trader internacional.

Assim chegamos na habilidade comercial, pois essa é o que realmente chancela a efetividade de um trader internacional. Quanto em resultado de conversão o profissional pode oferecer? Essa é a pergunta definitiva para te direcionar para a contratação desse agente que será mais um ativo para sua empresa.

Considerando todas essas variáveis, você pode buscar qual profissional melhor se encaixa na filosofia comercial do seu negócio.

Dá para fazer trade, sem um Trader profissional?

Claro que dá. Inclusive aqui no blog da Samerica Trade, nosso propósito é disseminar os conhecimentos sobre os assuntos que envolvem esse mercado, para que você possa ingressar nesse mundo por conta própria.

Operar no comercio exterior sem um profissional do seu lado, é como cozinhar em casa: vai matar sua fome, mas provavelmente não será a melhor comida que você já comeu.

Além do mais, o tempo necessário para percorrer os processos de trade é relativamente longo, ainda mais sem a agilidade inerente a um profissional e requer um envolvimento grande, pois qualquer falha pode custar caro. Ainda na analogia de comida, as vezes para uma comemoração a dois, é melhor ter um cozinheiro fazendo o jantar, enquanto você se preocupa em fazer companhia e curtir com seu cônjuge. É uma questão de prioridade, agilidade e qualidade da negociação, sempre com a intenção de trazer lucratividade para o seu negócio, pois isso é o que mantem as engrenagens econômicas funcionando.

Concluindo, é extremamente imprescindível contratar um trader para auxiliar sua empresa no comércio exterior, desde que seja qualificado, tenha experiência prática e conhecimento amplo do mercado desejado. Aqui, temos um time especialista com profissionais de comércio exterior, prontos para tirar suas dúvidas e entrar no comex de mãos dadas com seu negócio.

É perfeitamente compreensível caso sua empresa não esteja estável financeiramente para aderir a contratação de um trader, porém, é preciso enxergar a entrada desse agente na operação, como um investimento, e assim apostar naquele que tem os melhores predicados para te trazer os melhores lucros.