Prospecção

No nosso último artigo, falamos um pouco sobre como encontrar um bom fornecedor internacional (clique para ver) e hoje, dando sequência aos aspectos do mercado de comercio exterior, vamos abordar a prospecção de clientes no mercado externo

O Brasil tem uma forte cultura de exportação, em sua maioria voltada para o agronegócio. Soja, milho, cana-de-açucar, café, carne, entre outros, são commodities nossas muito valorizadas no mercado estrangeiro. Isso já denota uma abertura nossa para com o mercado exterior e com a melhoria das relações internacionais, essas negociações começam abranger mais produtos.

Segundo dados do MDIC (Ministério da Economia, Industria, Comércio Exterior e Serviços) 2018 foi o melhor em volume dos últimos 5 anos, é um dado que deixa otimista o mercado, e abre caminho próspero para o crescimento desses números agora em 2019.

Inúmeras são as vantagens de exportar seus produtos, sejam abatimento no recolhimento de impostos ou escalabilidade de vendas, fato é que a exportação é uma atividade valorosa para qualquer empresa que visa crescer sua lucratividade e internacionalizar sua marca.

Mas, para quem quer entrar nesse mercado, de antemão é preciso entender que a atividade não pode ser vista como algo esporádico, apenas para suprir uma baixa demanda interna. A exportação de seus produtos precisa ser feita de forma sistemática e constante, estabelecendo uma relação de confiabilidade com o cliente externo. Certifique-se que os setores vitais da sua empresa dão conta de absorver a demanda. Logística, estoque, jurídico, etc. todos os setores que se envolverão nas transações precisam estar muito bem municiados para garantir uma entrada sólida no mercado exterior.

Sempre batemos nessa tecla, exclusivamente pelo fato de ser vital para as operações: busque a consultoria de um profissional de comércio exterior, a experiência nesse ramo é um fator decisivo para minimizar os equívocos e otimizar os processos e escolhas.

Agora, se você já tem tudo isso que falamos acima, e está pronto para vender mundo à fora mas falta algo importante: os clientes.

É aqui que a experiência também vai contar, então aqui traremos algumas coisas que você deve considerar para prospectar a clientela internacional.

O primeiro passo é buscar o máximo de informações sobre o mercado que deseja ingressar. Se a concorrência local é grande, imagina quando a escala vai para níveis globais. Por isso, esses dados são fundamentais para você definir qual país ou continente que seus produtos serão destinados.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) fornece pesquisas constantes acerca dos mercados estrangeiros e disponibiliza isso para consulta dos empresários. É um bom lugar para começar filtrar suas escolhas.

Verifique os preços praticados, a disponibilidade de semelhantes, o tempo entre despacho e entrega e só depois disso que os diferenciais do seu produto começam a valer de fato. Dentro desse mercado você vai identificar os principais compradores e seus hábitos de compra, compare o que você tem a oferecer com o que hoje é ofertado, e se tudo estiver apontando para uma proposta competitiva, faça contato formal com o prospecto apresentado sua empresa e sua oferta.

Nos dias de hoje com internet, não tem desculpa para não contatar. Enviar um e-mail, um telefonema ou mesmo engajar numa conversa via chat das redes sociais, tudo isso é a porta para um primeiro contato. Contato aceito, é hora de vender seu produto, e com certeza isso eu não preciso te ensinar a fazer.

Portanto, analise seu portfólio e sua estrutura, depois analise o mercado que quer entrar, monte sua melhor oferta e vá a caça. Duas últimas dicas, primeira: procure utilizar todos os incentivos que o Governo fornece aos exportadores, pois estes podem deixar o custo de fabricação menor, fazendo seu preço ser mais competitivo. E segundo: busque um profissional de comércio exterior, aqui na Samerica Trade temos profissionais especialistas em te mostrar os incentivos disponíveis e auxiliar na filtragem de fornecedores e possíveis clientes.

Com essas duas dicas em mãos, seu balcão de vendas ficará de frente para o mundo.

CLOSE
CLOSE