Parceiro Internacional

Se você é o tipo de empresário atento às coisas que permeiam o mundo dos negócios, já deve ter ouvido falar de parceiros – chave. Se não, permita fazer uma breve explicação sobre.

Parceiros chaves, nada mais são do que os terceiros fundamentais para que sua empresa funcione. Então, podemos ter ai, fornecedores, empresas de outras áreas e até mesmo concorrentes, que prestam algum tipo de serviço que você não tem oferta ou quando sua demanda está muito alta e é necessário desafogar a produção.

Já se foi o tempo de considerar concorrente como inimigo, todos fazemos parte do mercado, e é essa competitividade que garante os melhores produtos e serviços para o cliente final.

Claro que não estou falando de dar clientes de mão beijada a um concorrente, mas sim de estabelecer uma parceria que seja integra e proponha vantagens a ambos.

Nas empresas de outras áreas, pode parecer irrelevante, mas mantendo um bom relacionamento com seus clientes, você vai perceber que ele possuí outras necessidades. Por exemplo, toda empresa precisa de um contador hábil e correto, é um parceiro de confiança (ou deveria ser), nesse caso, você pode indicar os serviços desse profissional para um cliente seu que esteja com um carência nesse setor.

Pode ser mediante a um tipo de comissão combinada previamente ou simplesmente indicações mútuas, fato é que os parceiros chaves podem abrir portas para o seu crescimento, com perdão do trocadilho.

E aqui vamos chegar na parte que o importador mais quebra a cabeça, fornecedores internacionais, como escolher os bons? Como saber onde encontra-los? Como iniciar as negociações?

Calma, não é tão complicado assim, é mais uma questão de pesquisar bem, e não simplesmente fechar com o primeiro fornecedor que te promete mundos e fundos.

Atualmente, a China tem se tornado grande exportadora, por praticar preços atrativos, mas isso não garante muita coisa. A oferta demasiada, pode acabar escondendo fornecedores que não são tão idôneos assim, e isso pode virar um problemão no futuro.

A dica mais segura é buscar sempre um profissional ou uma empresa de comércio exterior que já seja experiente, porque um conhecimento maior do mercado e seus fornecedores, vai te ajudar a escolher o que seja confiável e que pratique um preço justo.

Reputação conta muito nesse ramo e é um bom indicativo da procedência do fornecedor, uma vez que você não tem condições de visitar o país e conhecer a empresa pessoalmente.
Hoje existem sites como E-bay onde os vendedores são avaliados pelos compradores e os mais bem cotados figuram numa lista de melhores vendedores.

Em suma, as dicas principais são: não vá no primeiro fornecedor que aparecer, tente buscar o máximo de informações dele na internet e num cenário ideal, falar com outros compradores e tirar as impressões do processo. E segundo, a consultoria de um profissional de comércio exterior vai te fazer pular várias dessas etapas e te entregar fornecedores íntegros e eficientes.

Aqui na Samerica Trade temos profissionais experientes o suficiente para sermos seu parceiro-chave na hora de importar ou exportar.

CLOSE
CLOSE