A logística é fundamental para o comércio exterior. Toda a movimentação da mercadoria desde sua saída do galpão do vendedor até a entrega na mão do cliente, passa por minuciosos processos logísticos que garantem que tudo funcione em perfeita harmonia.

Por isso, falaremos um pouco da função desempenhada por cada participante da cadeia logística do comércio exterior.

Começamos hoje com o Fornecedor.

Tudo começa na origem

Na logística tradicional temos os produtores na primeira etapa, responsáveis por fabricar o produto, depois temos os distribuidores intermediando a mercadoria e o varejista. No caso do comércio exterior, falamos do fornecedor pois englobamos também serviços. Portanto, para fins aqui apresentados, quem disponibiliza o produto ou serviço para ser despachado internacionalmente é o fornecedor, seja ele o fabricante, distribuidor ou varejista.

Em alguns casos, o fornecedor não é quem faz a venda, em casos de exportação indireta uma comercial exportadora como nós da Samerica Trade faz todo o processo de encontrar e negociar com o comprador. Quando está tudo acordado, apenas informa qual será a data, e quantidade a serem coletados e acerta os devidos pagamentos.

Muitas empresas preferem operar no mercado internacional apenas nessa função de fornecedor, sem se preocupar com as burocracias e negociações, focando apenas em produzir e fornecer o produto.

Alimentação contínua da cadeia logística

Independentemente dos fins, o fornecedor é peça fundamental na cadeia de abastecimento, por isso é importante tomar alguns cuidados antes de assumir essa função.

Os negócios do comércio exterior são feitos de relacionamentos, e esses são pautados em confiança e credibilidade, por isso, se você pensa em ser um fornecedor, tenha plena ciência da sua capacidade de produção e faça contratos bem explicativos do quanto você pode atender, pois uma falha de fornecimento pode causar sérios prejuízos e fazer com que sua empresa fique mal vista no mercado.

O contrário também requer atenção. Por exemplo, se você está buscando um insumo importado, busque um fornecedor que seja comprometido com as especificações para que seu negócio não pare por um interrupção não prevista no abastecimento.

O recomendável é sempre ter mais de uma opção de fornecedor, não só para não ficar na mão, mas também para muitas vezes conseguir melhores preços pela mercadoria.

Os maiores fornecedores e fornecidos do mundo

Nessa questão de fornecedores, temos feito aqui no blog um ranking dos países que mais importam e dos que mais exportam, assim você fica sabendo quem são os maiores “fornecedores” do mundo e também quem mais precisa de abastecimento, desta forma você consegue identificar melhor as oportunidades para fazer parte dessa cadeia logística.

Em suma, o mais importante é entender a participação que você tem capacidade para atender. Seu negócio pode ser fabricante, distribuidor ou até um varejista, tem espaço para todos nesse mercado, basta você ter em mente que um bom planejamento te faz sair na frente e evita problemas futuros. E pra acelerar mais ainda, conte com a ajuda de um profissional de comércio exterior, pois esse vai ter fornecer um ativo preciosíssimo: conhecimento e experiência.

Consulte nossa assessoria e para saber mais ainda, não deixe de conferir nosso novíssimo podcast:

Sua Visão no Exterior – O podcast da Samerica Trade