De acordo com o secretário do Ministério Da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) Marcelo Maia, o governo brasileiro pretende aumentar a exportação de serviços nos próximos anos.

Essa pretensão vem tornando-se cada vez mais uma realidade palpável, pois atualmente o Brasil é o maior exportador de serviços da América Latina, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A instituição apontou ainda que, em 2010, o país foi responsável por 40% de toda a exportação de serviços da América do Sul.

Incrível, não é?!

Com o intuito de facilitar o processo administrativo e auxiliar os trabalhadores que desejam exportar seus serviços, o Governo Federal criou o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) com o objetivo de promover melhores condições de financiamento, tendo como agente para essa transição o Banco do Brasil.

Mas afinal, o que é exportação de serviços?

Uma exportação de serviço pode acontecer de várias formas. Veja quais são as duas situações mais conhecidas:

– Existem varias demandas internacionais para vários setores, como por exemplo para engenheiros que tenham disponibilidade para trabalhar fora do Brasil em algum projeto e após a finalização, o profissional retorna com sua devida remuneração.

– Uma exportação de serviço também pode acontecer na própria residência do trabalhador. Por exemplo, um arquiteto que mora no Brasil, mas produz projetos para um cliente que vive em outro país.

Quais são os serviços que valem a pena exportar?

Áreas relacionadas à educação, turismo, transporte e entretenimento até um tempo atrás não passavam das fronteiras do país.

No entanto, hoje são comercializadas globalmente. Confira as categorias e entenda o porquê elas estão crescendo:

Viagem e turismo

Estão inclusos nesse setor os serviços de acomodação, alimentação e agências de viagem. Com a popularização da internet, esses serviços ganharam maior destaque, pois hoje o contato com estrangeiros ficou bem simplificado, principalmente após o advento de aplicativos como AirBNB e Booking, por exemplo.

Transporte

Aviação, transporte marítimo, serviços de apoio nos portos e aeroportos são exemplos claros de exportação de serviço, uma vez que linhas aéreas e outros meios de locomoção viajam o mundo inteiro levando e buscando passageiros do norte ao sul do planeta.

Educação

Antes de mais nada, vale destacar que o Brasil é muito conhecido pela prestação de treinamentos e cursos de exatas para estudantes estrangeiros.

Fora isso, existem cursos virtuais ministrados por professores de outros países, que podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha internet.

Entretenimento

Esse ficou por último, mas não significa que é o menos importante. Ao contrário, filmes, séries, músicas, novelas e outros programas que são vastamente comercializados em todo o mundo vão ser os melhores exemplos de exportação de serviço que você encontrará hoje.

Se ainda não ficou claro para você, pense nos filmes da Marvel e em como eles estão difundidos em nossa cultura, apesar de não serem brasileiros.

Se você quer exportar seus serviços, entre em contato conosco e converse com nossos profissionais de comércio exterior. Na Samerica Trade possuímos as melhores soluções para o seu negócio entrar no mercado internacional de forma sustentável.