Reunião

No primeiro artigo da nossa série Entendendo a China, falamos sobres dicas práticas para uma apresentação concisa e adequada de si mesmo, agora vamos falar sobre qual a melhor postura a ser adotada durante uma reunião de negócios com um chinês.

Assim como a gente, os chineses iniciam as conversas com algo trivial, para quebrar o gelo. “Como vai você?” ou “como está sua estadia?” são perguntas que você pode fazer caso o cliente esteja visitando e que provavelmente você irá ouvir se for visitar o país. É apenas um ritual para começar o bate papo e uma resposta simples e direta é o suficiente. Se quiser ganhar mais pontos, é sempre bem-vindo elogiar e ressaltar os atributos da China, pois os nativos gostam muito dessa admiração respeitosa. Entre os assuntos “intocáveis” é bom evitar falar sobre política, principalmente nesses tempos de guerra comercial com os EUA.

Outro ponto a se evitar é de respostas negativas muito enfáticas, os chineses entendem como rudes. Responder uma pergunta ou proposta com um sonoro “não”, soa bastante indelicado. O ideal é ir por uma linha mais complacente, como “vamos analisar” ou “talvez”. E em caso de realmente desinteresse pelo proposto, é importante explicar isso expondo os motivos e propondo uma alternativa que mantenha a relação amigável.

Saiba que o contrário também funciona, então se ouvir de um chinês que eles irão pensar no assunto e talvez vão aceitar, é sinal que estão te dando um declínio cordial.

A hierarquia é algo muito valorizado na China, então em uma reunião o mais velho sempre deverá ter mais de sua atenção, pois certamente ocupa uma posição de destaque e possui sabedoria elevada. Caso a reunião seja em um restaurante, por exemplo, é interessante observar mais algumas regrinhas de etiqueta que vão fazer você ser melhor visto pelos anfitriões.

Num jantar a hierarquia também conta, então antes de se sentar, deixe-os se posicionarem em seus lugares primeiro e como é de praxe, irão te indicar qual o seu assento. Não seja esfomeado, espere os chefes e os mais velhos começarem a comer e siga-os e coma quase tudo, mas sempre deixe um pouquinho pois assim entendem que está satisfeito com a quantidade de comida.

E finalmente a regra de ouro: quem convidou paga a conta. Então se foi você quem organizou a reunião, prossiga com o pagamento de forma discreta sem fazer alarde sobre o valor da conta e nem ostentar o dinheiro da sua carteira.

Enfim, parecem muitas regrinhas eu sei, mas se observarmos bem trata-se apenas de etiqueta, educação e respeito, com uma dose de atenção a mais pelo interlocutor, coisas que a gente sabe bem como fazer e provavelmente faz pouco por estar sempre na correria precisando fechar negócios atrás de negócios.

No entanto, se deseja abraçar uma fatia desse mercado de comex com a China, seja respeitoso, atencioso, refinado e claro, não perca as dicas aqui no blog da Samerica Trade.

E semana que vem falaremos um pouco sobre presentear. Fique ligado.

CLOSE
CLOSE