Mercosul UE

Depois de quase 20 anos de namoro entre os grupos, finalmente o casamento saiu.

Na última sexta 28/06/19, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia finalmente foi concretizado. Apesar de firmado agora, os envolvidos apontam que foi durante meados do ano passado que os maiores avanços foram feitos.

Algo que já há 20 anos vinha sendo debatido nos encontros entre as nações mas nunca saia do papel.

Cada vez mais temos notado melhoras nas condições de quem quer fazer comércio exterior.

Um mar de oportunidades surge com essa nova notícia, que ainda irá passar pela aprovação parlamentar dos países envolvidos, mas que já vigora com regras transitórias.

E falando aqui da nossa vizinhança, os benefícios vão além. Especialistas acreditam que finalmente o Mercosul poderá funcionar como uma unidade quando se trata de comércio, fazendo com que finalmente se consiga capitalizar e estimular a economia de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, os 4 integrantes dessa união.

Se bem trabalhada e organizada, é uma situação de ganho muito interessante para o Brasil, que pode melhorar as relações de comércio com os países vizinhos e ainda se aproveitar dessa porta aberta com a Europa para expandir o setor de comex.

É um momento de otimismo e de oportunidade para negociar com países europeus sem sofrer com os altos tributos atuais. Inevitavelmente o mercado de importação e exportação para Europa irá aumentar nas próximas semanas, com as empresas gigantes tomando a dianteira mas ainda com espaço para todos os tipos e tamanhos de operações.

Contudo, essa situação apesar de muito aguardada é bem nova e, apesar de promissora, não recomendamos entrar de qualquer jeito no mundo do comércio exterior apenas para surfar nessa onda.

Se você nunca se aventurou na exportação ou importação, estava apenas estudando como começar e com essa notícia ganhou um incentivo que faltava, saiba que é preciso ter cautela.

Mesmo em cenários com estimulo federal e menores tributos, as próprias condições de negociação do mercado podem te derrubar facilmente se não tiver um preparo prévio.

Apesar de promissor e de trazer um grande otimismo, o ineditismo dessa situação faz com que a pratica não seja tão simples de prever. Quais outros incentivos o governo ainda pode acrescentar e quais fornecedores e compradores estrangeiros vão se mostrar mais receptivos.

Há poucas semanas atrás falamos sobre como prospectar clientes fora, vale a pena conferir clicando aqui.

Por isso há tempos estamos batendo nessa tecla aqui no blog da Samerica Trade, sobre a importância de se atualizar com as notícias do mercado internacional e da política. Toda semana enviamos uma newsletter com as principais notícias que vão impactar no nosso mercado, assine clicando aqui e seja o primeiro a saber as novidades do comércio exterior.

 

Em suma, o comércio exterior já vem se mostrando uma ótima alternativa para aumentar lucratividade das empresas, com incentivos federais e a maior circulação de informação sobre o assunto. Mesmo antes de desse acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, o Brasil já vinha caminhando positividade no aumento de transações internacionais. A tendência é que essa notícia seja um impulso a mais para acelerar esse processo.

Nós aqui vamos continuar acompanhando as notícias para sempre te trazer as informações fresquinhas.

Portanto, pensou em comércio exterior, pensou Samerica Trade.

Temos um acordo?

CLOSE
CLOSE