Recapitulando os nossos passos na cadeia logística, começamos falando do fornecedor, depois do comprador, então veio o despachante e agora finalmente vamos fechar introduzindo a figura da transportadora.

Em termos de logística tradicional, a transportadora é o agente que mais conhece das tecnicalidades do processo, no caso do comércio exterior, existem algumas particularidades que fazer com que essa função seja exercida com maestria.

Falamos mais sobre o assunto no artigo de modais de transporte, mas é importante considerar que essa etapa vai além do veículo de transporte adequado, aqui, enfrentaremos a necessidades de empresas certificadas e muitas vezes especializadas para transportar certas cargas.

Transporte bom é transporte seguro

Na hora de buscar uma transportadora, seja para exportar ou importar, é fundamental que se priorize a segurança da carga, mais do que a velocidade do transporte. Empresas sérias e experientes, fornecem todo tipo de garantia, e até seguros para sua carga, por isso, antes de escolher uma transportadora, verifique a idoneidade, se a mesma atende os padrões de segurança e se os veículos utilizados estão em boas condições. Isso vai minimizar muito as possíveis dores de cabeça e garantira a conclusão dos seus negócios com sucesso.

Não esqueça a recorrência, conte com uma Transportadora

Já estamos cansados de falar da importância de enxergar a operação da sua empresa no comércio exterior, como algo de longo prazo, que deve ser pautado em credibilidade e boas práticas, por isso, quando for buscar transportadoras parceiras, não foque apenas em fazer orçamentos buscando os menores preços, pois estamos falando de um participante fundamental da cadeia logística, onde qualquer erro com a carga, pode significar um prejuízo gigantesco.

Como sempre, construa uma boa relação, e tenha mais de uma opção para se precaver de eventuais problemas. Entenda que nesse caso é importante firmar uma parceria duradoura, que ofereça benefícios para ambos.

No mundo do comércio internacional, o networking é algo que agiliza e muito os processos e gera oportunidades de negócios muito mais vantajosas. E para um bom networking internacional, duas coisas são fundamentais: experiência no mercado e credibilidade, e ambos são construídas ao longo do tempo, com muita seriedade e integridade.

Mas se você vai ingressar agora no comércio exterior, a forma mais rápida de ter networking e credibilidade, é buscar a assessoria de um profissional de comércio exterior experiente, com muita vivência de mercado e boas relações. Assim, você passa contar com um ativo na sua operação que será fundamental ao fechar boas parcerias em todas as etapas da cadeia logística.

Na Samerica Trade, temos todos os ingredientes: profissionais experientes, bons relacionamentos no mercado e credibilidade. Ou seja, para essa receita de sucesso, falta apenas colocar sua empresa e colocarmos sua visão no exterior.

Fale com nossos profissionais especializados e conheça as inúmeras formas que podemos te ajudar.

Ah, e não deixe de conferir nosso novíssimo podcast:

Sua Visão no Exterior – O podcast da Samerica Trade