No terceiro lugar dos produtos mais importados pelo Brasil em 2019, temos algo complexo, que são os demais produtos da indústria de transformação. O termo é muito abrangente e engloba vários tipos de insumos que já estejam total ou parcialmente prontos. Confira esta incrível dica de importação.

Em muitos casos, os países que vendem produtos da indústria de transformação para cá, importam a matéria prima do Brasil e manufaturam nos seus países e exportam o produto final.

Alguns exemplos de produtos da indústria de transformação são:

  • Indústria de plásticos e borracha;
  • Indústria de alimentos;
  • Indústria de bebidas;
  • Indústria metalúrgica;
  • Indústria química;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria têxtil;
  • Indústria de máquinas e equipamentos;
  • Indústria automobilística;

Portanto vamos entender um pouco mais da importância desses produtos para o país.

Para que serve a importação?

O termo é bem abrangente como você viu, portanto estes insumos estão presentes nos mais variados setores, é difícil até precisar em quais tem maior incidência.

De forma geral, serve para todo tipo de setor, seja como produto de venda final ou componente de outras produções nacionais.

Por que importar?

Como mencionamos antes, o Brasil é um grande exportador de matérias primas, porém em muitos pontos a nossa produção industrial não consegue suprir a demanda interna por completo.

Por outro lado, por termos boas relações com esses países devido ao fato de sermos um dos principais fornecedores de matéria prima, é possível importar produtos da indústria de transformação a preços atrativos, o que implica em boa margem de lucro na comercialização aqui no país.

Sendo insumos que contemplam praticamente todos os setores, é uma boa forma de inserir sua empresa no mundo do comércio exterior, pois com certeza terá algum insumo que atenda bem as suas demandas de produção ou de revenda.

Onde encontrar exportação?

Os produtos importados oriundos da indústria de transformação, são na realidade um compilado de vários tipos de produtos, o que torna impreciso a determinação de quais países exportam mais de cada setor produtivo.

O que sabemos, é que os grandes parceiros comerciais brasileiros, China e Estados Unidos lideram o volume de transações desse insumo para cá, portanto são os países que devem estar no seu radar caso o seu objetivo seja importar tais produtos da indústria de transformação.

Conclusão

Finalizando, foi um desafio falar sobre o terceiro lugar no nosso top 5 importações. A bem da verdade, os volumes importados pelo Brasil anualmente são bem variados, com poucos décimos separando os colocados do ranking, ou seja, as posições podem se inverter facilmente.

A nossa ideia com a série é apresentar um norte para que você se familiarize com as opções disponíveis no mercado internacional, e decida por onde começar a importar. O grande ponto é que você não precisa fazer isso sozinho, nossa assessoria é especializada em comércio exterior, com foco em facilitar o ingresso da sua empresa nesse mundo. Fale conosco e saiba mais.

Também ouça nosso último podcast, onde trouxemos convidados contando suas visões no exterior por meio do intercâmbio.