Toda transação comercial traz consigo riscos inerentes a negociação, por isso sempre pesquisamos bem antes de efetuar uma compra que tenha um valor expressivo ou seja um item importante para o nosso bem-estar. No comércio exterior não é diferente, e a importação pode oferecer riscos, principalmente para quem não está ambientado com os obstáculos do mundo do comércio internacional.

Aspectos como cultura, economia e política, influenciam diretamente nas transações comerciais internacionais, sejam de importação ou exportação.

Por isso, hoje vamos apresentar alguns riscos que podem aparecer num processo de importação, e como você pode evita-los e assegurar o investimento da sua empresa.

Boa leitura.

Mapeando os Riscos

Operar no comércio exterior não é tarefa fácil, são muitos detalhes que precisam ser considerados para aproveitar oportunidade e fazer o melhor negócio.

A importação é a saída para várias empresas nacionais aumentarem sua produtividade, porém um simples erro nos trâmites pode ocasionar prejuízos graves.

Por isso é importante antes de iniciar um processo de importação, que você faça um mapeamento dos possíveis riscos que podem surgir durante o percurso.

Por exemplo a documentação por ser minuciosa e burocrática, requer um preenchimento adequado e a anuência dos órgãos competentes que regem sobre o tipo de produto que você busca. Documentos faltando, com preenchimento incorreto ou sem devida anuência dos órgãos competentes, podem trazer multas altíssimas e até apreensão de carga, por isso é necessária muita atenção durante cada etapa do processo.

Outro ponto a se considerar é a logística, pois infelizmente os modais de transporte brasileiro estão longe de operar na forma ideal para viabilizar um transcorrer pleno da importação, e isso faz com que sejam frequentes os atrasos na entrega da mercadoria, e isso somado ao desembaraço da carga, pode atrasar sua produção e causar prejuízos.

O risco financeiro também deve ser levado em conta, pois as operações no comércio exterior são baseadas no valor do dólar, por isso é importante estar atento as taxas de câmbio do momento, antes de buscar um negócio internacional.

Faça os cálculos e as conversões, coloque a margem necessária e confirme a viabilidade da importação, só assim você tem a certeza se vale a pena enfrentar os riscos.

Assessoria para mitigar riscos

Como dissemos lá no começo, os riscos são inerentes as transações comerciais do cotidiano, então no mundo do comércio onde há um alto grau de complexidade e burocracia, um deslize pode ser muito custoso.

Para isso, o auxílio de uma assessoria profissional em comércio exterior é fundamental para trafegar com mais segurança nessa empreitada.

Um profissional de comércio exterior experiente, já tem mapeado todos os riscos que falamos acima e normalmente tem um bom networking internacional que pode te ajudar a encontrar parceiros íntegros que oferecerão boas oportunidades de negociações.

No fim das contas, com um bom planejamento vale a pena encarar os riscos, pois quando se sabe os obstáculos fica mais fácil antecipa-los e se precaver para conseguir importar com uma boa margem para aumentar sua produção e consequentemente seus lucros.

E para ficar ainda mais longe dos riscos, conte com a assessoria especializada da Samerica Trade, que temos anos de experiência atuando no mercado internacional, com parcerias bem estabelecidas e know-how para diminuir os riscos e otimizar os lucros.