Planejamento exportação é a etapa fundamental para toda boa transação de comércio exterior. É nessa hora que você tenta antever os principais obstáculos que poderão surgir no seu caminho e de alguma forma se preparar para contorná-los.

Como sempre, a nossa recomendação é ter um profissional de comércio exterior com experiência prática, para te livrar dos principais entraves, porém sabemos que às vezes você precisa apenas de um direcionamento para decidir dar o primeiro passo no comércio internacional, então separamos algumas etapas indispensáveis para que possa montar um planejamento completo, tanto para importação quanto para exportação.

Boa leitura.

Passo a passo do planejamento exportação de produtos

Vamos começar pelo planejamento exportação, pois é onde há menos entraves e mais incentivos para quem quer ingressar e no próximo texto falamos da importação.

 

1. Junte a documentação necessária:

Esse é o primeiro passo, estar em dia com a documentação que te permite operar no comércio exterior

2. Elaborar uma estratégia integrada para exportar.

Isso significa pensar em uma forma para que sua logística de exportação seja integrada a uma estratégia que gere um fluxo de vendas contínuo, que retroalimente o caixa da sua empresa

3. Fazer cadastro no Siscomex para poder exportar:

Com a documentação pronta e uma estratégia bem preparada, você deve cadastrar sua empresa no Siscomex, portal oficial para registro de todas as transações de comércio exterior feitas pelo Brasil. Aproveite que hoje em dia é tudo online, então é bem simples de fazer.

4. Conhecer os Incoterms.

Nessa parte podemos te ajudar, pois temos um guia completo que você pode acessar clicando aqui.

5. Explorar os incentivos fiscais.

Já falamos algumas vezes por aqui que o governo tende a favorecer a exportação, por isso fornece vários incentivos fiscais que você pode se beneficiar para diminuir os custos do processo.

6. Diferenciar o seu produto:

Vender internacionalmente é igual vender internamente, seu produto só terá aceitação se tiver algum diferencia, seja custo benefício ou inovação. Pesquise antes se há similares no país destino e aprimore seu produto antes de iniciar as negociações.

7. Realizar follow-up após o embarque.

Não veja a exportação como um tiro único para aumentar receita, a sua estratégia tem que ser focada em estabelecer relações de longo prazo. Acompanhar o processo logístico e o deslocamento da carga e manter contato com o comprador para antecipar quaisquer contratempos que possa surgir, assim você oferece uma ótima experiência de compra para seu cliente.

planejamento exportação

Esses 7 passos são os mais básicos para você planejar uma exportação lucrativa, contudo há algumas coisas que sempre surgem durante o processo, que inevitavelmente irão criar barreiras, por isso a assessoria ou consultoria de um profissional de comércio exterior é fundamental para você ganhar tempo, e nesse universo de exportar e importar, tempo é dinheiro.

Além desse passo a passo para te ajudar a colocar seu produto no mundo, desenvolvemos um projeto especialíssimo que vai tirar sua ideia de exportar do papel.

O Get The Best From Brazil é uma inovação no comércio exterior, e se quiser saber mais, acesse agora o site do projeto e saiba quais as vantagens podemos oferecer ao exportador brasileiro.

Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.

E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.

Abrir o chat
Precisa de ajuda?