Para uma empresa se consolidar no mercado internacional, é importante manter uma conduta série e cumprir com a legislação, não só para fugir de irregularidades, mas com para mostrar credibilidade perante aos parceiros comerciais.

Por isso hoje, vamos abordar alguns impactos negativos que a sonegação de impostos no comércio exterior pode ter para sua empresa.

Boa leitura.

O “barato” que sai caro

No Brasil é comum que empresas fiquem com grandes dividas junto a Receita Federal e eventualmente as negociem. A nossa carga tributária é relativamente alta, e a falta de um bom planejamento financeiro faz com que os empresários acabem se complicando nessa questão.

No comércio exterior não é diferente, existem muitos impostos que incidem sobre as transações e alguns são bem específicos, porém jamais devem ser ignorados.

A Receita Federal é o órgão anuente que age recolhendo as devidas taxas pertinentes as transações internacionais.

Lembrando que sonegação de impostos é crime, que pode acarretar multas gigantescas e até prisão, então antes de tentar economizar não declarando, pense que cedo ou tarde isso vai se tornar um prejuízo não só financeiro, mas também de credibilidade do seu negócio.

Planejamento adequado

Desde o principio de um processo de importação ou de exportação, é importantíssimo considerar todos os possíveis cenários e custos, inclusos as taxas e impostos pré e pós transação.

Não ter os custos devidamente contabilizados pode gerar surpresas desagradáveis, mas mesmo nessas circunstâncias, sonegar é a pior opção, pois isso acarreta em possíveis multas, concorrência desleal e principalmente uma perda de credibilidade junto ao mercado interno e externo.

Atualmente a Receita Federal disponibiliza um sistema online onde você pode denunciar concorrentes que praticam concorrência desleal e sonegação, o que afunila ainda mais a fiscalização.

Como falamos recentemente, hoje existem opções de financiamento tanto para importação, que é o FINIMP, quanto para exportação com o PROEX. Ambos auxiliam principalmente pequenos produtores a custearam suas transações internacionais.

Por isso, a assessoria da Samerica Trade auxilia sua empresa desde os primeiros passos no comércio exterior, fazendo o planejamento inicial, mapeando oportunidades, levantando custos e até antecipando possíveis contratempos, fazendo seu processo ser bem mais assertivo para que você não precise recorrer a medidas extremas que podem ser extremamente prejudiciais.

Enfim, a importância de não sonegar, além de ser crime, acarreta prejuízos graves aos cofres da sua empresa e queima completamente a sua reputação junto aos seus pares e possíveis parceiros internacionais. Sabemos que a carga tributária no comércio exterior do Brasil é grande, mas é importante que a contabilizemos e a recolhemos, pois isso não inviabiliza o sucesso do seu negócio no mercado internacional.

Fale com nossos profissionais de comércio exterior que vamos auxiliar seu projeto de exportação ou importação.