Comex 4.0 Digitalizacao Samerica

A revolução digital impactou o mundo como um todo, então claro que o comércio exterior não poderia ficar de fora, e assim surgiu o termo Comex 4.0.

Basicamente o fenômeno das startups também impactaram o mercado de exportação e importação e hoje vamos entender um pouco melhor esse conceito.

Boa leitura.

Amenizando a burocracia

A gente tá sempre reforçando aqui que os processos de comércio exterior em geral são muito burocráticos e demorados, que na prática refletem em gastos altíssimos. Muitas vezes cargas ficam presas em portos por dia, simplesmente porque uma autorização especifica ainda não foi dada e sua empresa arca com os custos de armazenagem que quem já experenciou sabe o quanto pesa.

O Comex 4.0, que é uma referência a Indústria 4.0, reúne conceitos modernos como a internet das coisas, computação em nuvem e sistemas integrados se comunicando em tempo real.

Comex 4.0 Logistica Samerica

Comex 4.0 Logística Samerica

O funcionamento prático do Comex 4.0

Falando especificamente do comércio exterior, esse modelo 4.0 tem a ver com as tecnologias e a digitalização aplicada nos processos, com dados e sistemas integrados disponíveis em nuvem, que reduzem o tempo de reação e deixam as etapas bem mais ágeis, de quebra diminui e muito o risco de fraude.

O começo do processo teve um bom início aqui no Brasil que foi potencializado pela pandemia do coronavírus, onde os encontros presenciais foram escassos no princípio, o mercado teve que se readaptar e a digitalização ocorreu em tempo recorde para tentar minimizar os prejuízos que foram inevitáveis.

Essa digitalização em massa abre portas para adicionar mais processos ao modelo Comex 4.0, com os dados em nuvens permitindo a aplicação de Big Data e BlockChain, que acelera os processos e permite que transações financeiras, normalmente de alto valor, sejam feitas com segurança.

Atualmente na Europa já há casos em que máquinas portuárias são operadas sem a necessidade de presença humana e equipamentos já são capazes de automatizar etapas como documentação, envio, rastreio, tributação e monitoramento de produtos.

Comex 4.0 Samerica

Comex 4.0 Samerica

O Comex 4.0 e a Uberização do transporte de carga

Assim como a Indústria 4.0 promoveu o surgimento de startups como a Uber, Airbnb entre outras, no Comex 4.0 esse processo também ocorre e tem aumentado muito.

Por exemplo, a empresa Cargo X tem conceitos de Comex 4.0 no seu core, e é conhecida no mercado como a “Uber dos fretes rodoviários” e usa inteligência artificial para conectar rapidamente cargas e transportadoras.

A empresa implementou um sistema de marketplace para reunir os fretes disponíveis, cadastrando caminhoneiros e fazendo as cotações baseadas em geolocalização, onde as partes envolvidas podem acompanhar via aplicativo.

Isso exemplifica como a tecnologia aplicada pode impactar significativamente a lógica de trabalho no comércio exterior, diminuindo drasticamente os custos e acelerando os principais processos.

 

Identifique as práticas de Comex 4.0 que você pode usar

Esse ritmo de acelerado de constantes transformações, fazem com que novas startups cheias de potencial surjam do dia para noite, como soluções cada vez mais disruptivas, e o segmento de comércio exterior acaba se aproveitando disso, mas de forma bem mais discreta, pois algumas burocracias diplomáticas são difíceis de mitigar.

Por isso, se você quer implementar conceitos de comex 4.0 na sua empresa, note como está o seu mercado interno e o que tem de indústria 4.0 já em curso, pois basicamente, quanto mais digitalizado for o seu processo e do seu segmento, mais fácil será a transição.

Ajustar a dinâmica logística será fundamental para diminuir o prazo de entrega e os custos que mencionamos que envolvem esse processo, mas antes, faça uma avaliação para entender se sua empresa tem a demanda condizente para embarcar nesse mercado.

Se sua empresa se enquadra nos critérios para implementar o Comex 4.0 vale muito a pena pois essa agilidade nos processos representa menos custos, consequentemente mais lucro.

Na Samerica Trade, temos assessoria completa sobre implementação e digitalização dos seus processos.

 Fale com nossos profissionais e conheça as soluções da Samérica Trade para importação e exportação.

Veja também os outros serviços que a Samerica Trade oferece para importador e exportador de todos os tamanhos.

  • Assessoria Exportação
  • Assessoria Importação
  • Consultoria
  • Habilitação no RADAR
  • Exportação Indireta
  • Importação via Pessoa Física
  • Despacho aduaneiro importação
  • Despacho aduaneiro exportação
  • Regimes Aduaneiros Especiais
  • Ex tarifário
  • Terceirização do Departamento de Importação
  • Terceirização do Departamento de Exportação
  • Inteligência de mercado
  • Prospecção de fornecedores no exterior
  • Prospecção de compradores no exterior
  • Assessoria em negociações
  • Feiras e Eventos internacionais
  • Assessoria em Consorcio exportação
  • Assessoria em Consórcio Importação
  • Get The Best From Brazil

E muito mais para você finalmente colocar seus produtos e seus serviços no mercado internacional. Fale conosco e aproveite nossas soluções.

 

Abrir o chat
Precisa de ajuda?