Categories: Blog

Como a Redução da Marinha Mercante impactam o comércio exterior

Redução da Marinha Mercante

Como falamos aqui no blog algumas vezes, o modal marítimo é o responsável por mais de 80% do comércio mundial, portanto é um dos modais de maior escoamento para as exportações brasileiras.
Por isso que a redução da marinha mercante é um avanço importante para a competitividade do nosso setor de comércio exterior, diminuindo o risco Brasil e trazendo benefícios para nossa economia no geral.

Então, vem entender melhor como foi feito essa redução e principalmente como isso vai impactar as importações e exportações brasileiras.

Boa leitura.

Redução da Marinha Mercante

Menos custos, mais competitividade

A resolução do Ministério da economia estabeleceu os seguintes parâmetros:

A nova redação dada ao art. 6º da Lei nº 10.893, que estabelece as novas alíquotas para o cálculo do AFRMM.

Com isso, as atuais taxas de AFRMM incidentes em transportes passam a ser:

  • I – 8% (oito por cento) na navegação de longo curso;
  • II – 8% (oito por cento) na navegação de cabotagem;
  • III – 40% (quarenta por cento) na navegação fluvial e lacustre, por ocasião do transporte de granéis líquidos nas Regiões Norte e Nordeste;
  • IV – 8% (oito por cento) na navegação fluvial e lacustre, por ocasião do transporte de granéis sólidos e outras cargas nas Regiões Norte e Nordeste.

Essa medida foi muito bem recebida pelos importadores e vai colaborar com as recentes reduções de impostos de importação para tornar os importadores brasileiros cada vez mais atuantes no mercado internacional.

BR do Mar e o Frete marítimo

O frete marítimo entrou no debate por conta do aumento recente dos combustíveis e começaram as discussões para entender quais medidas podem amenizar o reflexo disso no preço dos alimentos.

O veto do governo na medida que iria reduzir os custos dos fretes marítimos surpreendeu vários setores, já que havia sido tão positiva para a economia.

A BR do mar foi considerada um grande avanço para o comércio exterior brasileiro, e poderia reduzir o preço dos itens da cesta básica em 4%, facilitar a importação e baratear a produção interna.

Ainda há muito debate e a expectativa é que o veto caia e a BR do Mar volte a operar na sua plenitude, fomentando as exportações e o comércio exterior brasileiro como um todo.

Planejamento de Logística Portuária

Claro que a BR do Mar tem sido positiva para o setor, e se realmente cair o veto será uma barreira a menos para entrada de novos players.

No entanto, a melhor maneira de aproveitar os benefícios da redução da marinha mercante, é preciso uma boa logística portuária, com um planejamento de quem sabe fazer.

Uma consultoria com um profissional de comércio exterior é fundamental para que sua empresa consiga exportar ou importar pelas vias marítimas da forma mais assertiva.

Por isso, aqui na Samerica Trade contamos com profissionais experientes nas negociações de comércio exterior para te ajudar na busca de parceiros ou fornecedores.

Fazemos todo planejamento desde o início até o desembarque da mercadoria para que o processo transcorra de forma otimizada.

E se tiver um incentivo federal, fica melhor ainda, mas o importante é fazer com quem sabe do assunto, então faça com a Samerica Trade.

Recent Posts

Prospecção internacional em 2023

Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…

1 ano ago

Expectativas para o comércio exterior em 2023

Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…

1 ano ago

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…

1 ano ago

Excesso de contêineres, o que mudou?

Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…

1 ano ago

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…

1 ano ago

Por que exportar?

Com a pandemia nos anos de 2020 e 2021 muitas empresas foram obrigadas a rever…

1 ano ago