Blog

Os Primeiros Passos Para Começar A Exportar

Nos últimos artigos você viu (se não viu clique aqui e aqui) os principais tributos e conceitos para começar a importar.

Ficou bem claro que não é um processo complicado se você souber o que fazer, mas não deixa de ser burocrático.

Na exportação funciona de maneira um pouco diferente. O nosso Governo, como forma de estimular a economia, faz com que seja bem menos complicado exportar.

E nesse artigo, vamos te mostrar a documentação envolvida neste processo que será fundamental para você se familiarizar com esse mundo da exportação.

 1 – Fatura Proforma

É o primeiro documento que sua empresa envia ao comprador. Ele descreve a oferta, informa o que está sendo transacionado, preços e formas de pagamento.

Essa Fatura Proforma é importante, pois ela funciona até como uma espécie de contrato, já viabilizando a troca comercial.

2 – Fatura Comercial

Sua função é concretizar a venda que ocorreu. Deverá conter todas as informações que foram acordadas com o comprador. É emitida preferencialmente em inglês, ou no idioma do país comprador e, deve ser assinada pelo exportador.

Mal comparando, é como uma nota fiscal internacional.

3 – Packing List

Também chamado de romaneio, é a documentação que especifica o que será transportado.

Peso, dimensão, volume, tudo isso vai detalhado neste documento, que auxilia o importador a tomar decisões logísticas que vão desde a escolha do modal de embarque, até a maneira como a mercadoria será recebida em suas instalações.

4 –  Nota Fiscal de Exportação

Bem parecida com a nota fiscal comum, é ela quem certifica a validade da sua transação, junto ao Portal Único de Comércio Exterior.

Neste novo processo, apenas com o número da chave, você já consegue emitir a Declaração Única de Exportação.

5 – Instrução de Embarque

Trata-se de um formulário, que resume dados da empresa que está enviando e da que está recebendo, bem como a sequência dos processos.

Não existe um padrão correto, normalmente cada empresa monta esse formulário de acordo com as necessidades do que está sendo vendido. No entanto, alguns elementos são comuns à maioria.

6 – Conhecimento de Embarque

Nada mais é que um documento detalhando tudo que será transportado, e é emitido pelo agente ou companhia transportadora.

Com estas informações, a transportadora conseguirá reservar o espaço necessário para embarcar a mercadoria no meio de transporte escolhido (avião, navio ou caminhão).

O conhecimento de embarque, B/L, AWB ou CRT, é o documento que confere a posse da mercadoria ao importador e, deve ser conferido e, emitido com o máximo cuidado.

Por tudo isso, é importante que seja feito com antecedência.

7 – Declaração Única de Exportação

Encaminhando para os últimos passos do processo, a Declaração Única de Exportação requer um registro no Portal Único de Comércio Exterior para confirmar a transação.

Não é obrigatório mas é comum que essa etapa seja feita por um despachante aduaneiro. Por ser uma etapa mais técnica, é recomendável este auxílio.

8 – Averbação de Embarque

É a confirmação de saída da mercadoria do país.

Após a saída da carga, caso o embarque não tenha sido fracionado, a averbação de embarque é feita automaticamente pelo novo sistema de exportação.

Vimos que estes são os documentos essenciais para realizar o processo de exportação. No entanto, cada mercadoria tem suas particularidades e, as necessidades do importador devem ser consideradas antes do início da transação.

Conte conosco para tirar suas dúvidas e fique atento pois toda semana temos algum conteúdo que vai te ajudar a sair do escuro no mundo do comércio exterior.

Assine nossa newsletter para não perder as novidades que estão chegando.

View Comments

Recent Posts

Prospecção internacional em 2023

Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…

1 ano ago

Expectativas para o comércio exterior em 2023

Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…

1 ano ago

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…

1 ano ago

Excesso de contêineres, o que mudou?

Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…

1 ano ago

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…

1 ano ago

Por que exportar?

Com a pandemia nos anos de 2020 e 2021 muitas empresas foram obrigadas a rever…

1 ano ago