Categories: Blog

9 passos para começar a importar os seus produtos

Se a sua empresa está interessada em expandir os horizontes de negócios e quer ingressar no Comércio Exterior, saiba que esse é um ambiente lucrativo e traz diversas contribuições para o crescimento do país.

As relações comerciais internacionais de um país representam uma fatia significativa do PIB. Empresas que investem nesse ramo de negócio lucram cifras altas todos os anos. A produção de diversos produtos no Brasil, principalmente do setor Agro está cada vez mais acelerada. Muito além do necessário para atender toda a população brasileira.

Nada melhor que investir em um setor que está sempre em crescimento, não é mesmo? Por isso, fizemos um artigo com 9 passos básicos para começar a importar.

Confira 9 passos básicos para começar a importar:

1- SITUAÇÃO LEGALIZADA
É preciso que o CNPJ da empresa esteja em situação regular e que esteja incluído no objeto social a atividade de importação e exportação.

2- Habilitação no SISCOMEX (RADAR)
Uma ferramenta que permite a adoção de um fluxo único de informações. O processo do RADAR e feito no Portal ùnico e no ECAC dependendo da modalidade. Saiba mais aqui

3- Procura por fornecedores estrangeiros
É essencial levantar dados de potenciais fornecedores com capacidade para atender sua demanda com qualidade.

4- Pedido do HS CODE (Código do Sisems Harmonizado)
Para conseguir definir o HS CODE, é necessário solicitar aos fornecedores escolhidos a cotação do produto e informações sobre matéria prima, funcionalidade etc.

5-Elaboração da planilha de custos
A planilha de custos permite ao empresário verificar a viabilidade econômica do negócio. Um planejamento financeiro é essencial, leia mais sobre aqui 

6- Inspeção da fábrica do fornecedor
Para maior segurança, verifique os Certificados, normas de segurança, condições de maquinário, investimentos do seu fornecedor para entender a produção e capacidade produtiva de seu fornecedor.

7- Negociação com o fornecedor e INCONTERMS
Feito o contato e estabelecidas as condições de operação, o importador deve solicitar ao exportador estrangeiro a remessa de um documento formalizado, a qualquer época a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) pode solicitar do importador informações ou a documentação pertinente.

8- Licenciamento de Importação (LI)
Há possibilidade do produto exigir Licenciamento de Importação ou não.

9- Documentos que permitem a liberação da mercadoria
Após o embarque, o exportador remete, de acordo com a modalidade de pagamento convencionada, os documentos que permitem ao importador liberar as mercadorias na alfândega brasileira.

Assessoria em comércio exterior

Ter um profissional de comércio exterior acompanhando o processo de internacionalização da sua marca é a forma mais assertiva de viabilizar e obter sucesso com suas importações.
É importante buscar parceiros que sejam especializados e já tenham experiência com o mercado internacional para criar relacionamentos vantajosos com os possíveis clientes nos países destino.

Na Samérica Trade, desenvolvemos o projeto Get The Best From Brazil, que veio com o objetivo de facilitar as exportações de produtos tipicamente brasileiros, aproveitando a nossa carteira de parceiros e nossa expertise construída ao longo de anos atuando no comércio exterior.

Com isso, temos equipe especializada para elaborar um planejamento financeiro eficiente e fazer a logística completa para sua empresa entrar no comércio exterior com grandes chances de sucesso.

Conheça nossa assessoria completa em comércio exterior.

Recent Posts

Prospecção internacional em 2023

Prospecção internacional em 2023? Por que sua empresa deve iniciar a prospecção internacional em 2023,…

1 ano ago

Expectativas para o comércio exterior em 2023

Expectativas para o comércio exterior em 2023 Expectativas para o comércio exterior em 2023, O…

1 ano ago

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022

Balanço do comércio exterior brasileiro em 2022 O ano de 2022 realmente foi o momento…

1 ano ago

Excesso de contêineres, o que mudou?

Excesso de contêineres, o que mudou? Durante os últimos anos falamos bastante aqui no blog…

1 ano ago

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023

Conheça o novo cronograma do portal Único à partir de 2023 Em meados do mês…

1 ano ago

Por que exportar?

Com a pandemia nos anos de 2020 e 2021 muitas empresas foram obrigadas a rever…

1 ano ago